Uma tabela especial
Número de participantes: toda a turma Material: Cartela com números (como a mostrada abaixo). Imprima uma para cada participante.
Regras:
1. Peça que cada aluno escolha um número qualquer dessa tabela. Solicite
que pinte a célula onde o número se encontra (sem escondê-lo). Em
seguida, peça que elimine todos os outros números que estão na
mesmo linha e na mesma coluna do número escolhido. Veja o exemplo
a seguir.
Observe que todos os demais números da mesma linha e coluna do
escolhido foram “eliminados”. O aluno pode fazer isso riscando com uma
caneta.
2. Solicite que ele repita a operação com outro número. Mais outro, sempre
eliminando os demais que estiverem na mesma linha e coluna. Ao final,
só restarão cinco números em cada tabela.
Voltando ao nosso exemplo, vamos supor que tenham sobrado os
seguintes números:
No nosso exemplo, sobraram os cinco números acima. Peça que todos
somem os seus cinco números que sobraram na cartela. Quando for solicitado,
todos deverão FALAR a soma encontrada. A grande surpresa dessa atividade
lúdica....
TODOS IRÃO DIZER O MESMO NÚMERO!
SURPRESOS !!!!
Como se justifica isso matematicamente?
Essa interessante atividade está formatada para que todos encontrem o
mesmo número. A tabela que construímos inicialmente tem uma lógica que não
aparece para os alunos.
O que ocorreu foi que cada número da tabela foi obtido a partir de uma
SOMA de dois números (escolhidos por nós inicialmente). Como cada um dos
cinco restantes representa a soma de dois desses dez números que geraram a
tabela, é claro que a soma dos cinco que sobraram é igual à soma dos dez
números iniciais.
A seguir vamos repetir a tabela, acrescentando os números iniciais (que
para os alunos estavam ocultos) e que, somados dois a dois, geraram os
valores da tabela.
É claro que os professores podem compor tabelas análogas usando
outros números iniciais. É só somá-los, passar as regras aos alunos e aguardar
que todos encontrarão como resultado da soma de seus cinco números finais a
mesma soma dos dez números escolhidos para compor a tabela.
0 comentários :
Postar um comentário